International Visitors
La Visitante Internacional
Visitante Internacional
Visite Maringá
Seja bem-vindo! Faltam -203 dias

A Exposição

A Expoingá

Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá, evento que integra o Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras, sendo um dos mais prestigiados e reconhecidos do país. Está entre as cinco maiores Feiras agropecuárias realizadas no Brasil. Foi considerada, por meio de pesquisa, a festa mais lembrada no Paraná. O cenário perfeito para a difusão de tecnologias nas áreas do agronegócio, comércio, indústria e serviços, para o fechamento de bons negócios, para se divertir entre amigos e com a família. Lugar ideal para “semear a sustentabilidade” e mostrar ao público o quanto é importante usar racionalmente os recursos naturais.

Indústria, Comércio e Serviços

Durante a Expoingá os setores da indústria, comércio e serviços se mostram fortes, sendo responsáveis pelo grande percentual de comercialização da Feira. O valor em comercialização, estimado pela organização do evento no início da exposição, tem sempre se superado ao final. São maquinários e implementos agrícolas, lançamentos do setor automotivo, inovações que facilitam a vida do produtor rural no campo. Aliás, grandes empresas aproveitam o potencial de mercado da Expoingá para lançarem seus produtos durante o evento. Excelentes negócios começam na Expoingá e ainda se concretizam fora dela. E para facilitar a compra desses produtos, a Feira conta com a parceria das principais instituições financeiras do país. São elas que aproximam o comprador do bem de consumo, colocando a disposição linhas de crédito especiais para o período da Feira. Tudo isso sem precisar sair do recinto do Parque Internacional de Exposições de Maringá, com créditos fáceis e desburocratizados.

Agricultura / Fazendinha

O processo de industrialização da agricultura e a agroindustrialização nacional proporcionam ganhos consideráveis de produção e produtividade, e fazem com que o Paraná continue crescendo economicamente. O estado hoje se configura como o segundo maior produtor de grãos do país, é o maior produtor de milho, feijão e trigo, o segundo na produção de soja e ainda abriga culturas de mandioca e cana-de-açúcar. Sem contar com o cooperativismo, que é responsável por cerca de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) agropecuário do estado. Existem no Paraná 735 mil cooperados e 240 cooperativas, grande parte delas localizadas na região de Maringá. É neste cenário produtivo que acontece a Expoingá. Uma terra fértil, de onde brotam uma infinidade de produtos para incentivar e difundir as tecnologias ligadas à agricultura. Para incrementar a atividade do homem no campo e mostrar o quanto a interação gestão e trabalho é importante, exemplos ainda em agricultura familiar, através da Fazendinha da Emater. São unidades técnicas demonstrativas, onde cada agricultor conhece as novas tecnologias que podem ser aplicadas nos segmentos em que atua. A Fazendinha mostra experiências sustentáveis em diversas cadeias agropecuárias. (Fontes: Organização das Cooperativas do Paraná - Ocepar - e Instituto Paranaense de Desenvolvimento Economico e Social - IPARDES.)

Pecuária / Genética de Ponta e Avançada

Caminhando junto com a agricultura, a pecuária paranaense também apresenta excelentes resultados na economia. O setor responde por cerca de 40% do valor bruto da produção do Paraná. O Estado tem o terceiro lugar nacional na suinocultura, assim como na produção de leite, que se concentra principalmente no Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, e que tem os melhores rebanhos de gado leiteiro do Brasil. O Paraná ainda ocupa a sexta posição na produção de bovinos no país. Contudo, com a implantação de frigoríficos pelas cooperativas e pela iniciativa privada, a avicultura vem crescendo muito nos últimos anos e já ocupa o primeiro lugar no segmento. A Feira aproveita então o melhor da pecuária para apresentar aos criadores qualidade genética, precocidade e sanidade. São bovinos, equinos, suínos, ovinos e caprinos dos principais criatórios do país, transformando Maringá em um polo de difusão de melhoramento genético e animal. Todos que aqui se apresentam atestam seus valores em provas, julgamentos e leilões. (Fonte: Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social -IPARDES.)

Diversão para a Família

A Feira ainda se converte em referência de diversão para o público visitante. Paralelos aos eventos técnicos e as exposições de vários setores, são realizados shows com artistas de renome nacional. O Parque de Exposições conta também com um dos maiores e mais completos parques de diversões itinerantes da América Latina, sempre trazendo alegria para crianças e adultos. Para os apaixonados por rodeio, a última edição da Feira inovou, trazendo quatro dias da atração tão esperada pelo público. Anexo a tudo isso, um Palco Cultural, valorizando os talentos regionais, seja na música, na dança, ou no teatro.

A Expoingá ainda reúne o melhor da gastronomia, incluindo as tradicionais barracas com comidas típicas de Feiras e restaurantes conceituados na culinária maringaense. É o ponto de encontro entre amigos e famílias.

Eventos Técnicos

Durante os 11 dias de realização de Expoingá ainda é possível adquirir conhecimento. A Feira realiza palestras, seminários, encontros técnicos, cursos de qualificação profissional. É uma constante troca de informações entre acadêmicos, produtores rurais, profissionais, entre a comunidade em geral. É uma oportunidade de capacitação e aprendizado para a aplicação de conceitos nas mais diversas áreas.

Expoingá Solidária

Estar a serviço do próximo também é um dos princípios da Expoingá. Todos os anos o evento se preocupa em incluir em sua programação atividades exclusivas, dedicadas aos idosos, às crianças, em atender aqueles que também fazem parte do público da Feira. Antes era apenas um dia de portões abertos à comunidade, hoje, são dois, especialmente voltados para a solidariedade. É o momento de todos exercitarem a cidadania, trocando o ingresso da Feira por um quilo de alimento, produtos de higiene pessoal ou limpeza, agasalhos e cobertores. Uma das datas em que acontece esta troca também é especial, o aniversário de Maringá. Nada melhor do que presentear a cidade com inclusão social.

Dados da Cidade de Maringá